Como melhorar a comunicação por telefone

/Como melhorar a comunicação por telefone

Como melhorar a comunicação por telefone

Tantos funcionários hoje preferem se comunicar por e-mail do que por  telefone. Por quê? Alguns simplesmente preferem a comodidade de mensagens eletrônicas. Para outros, é uma questão de tempo (digitando uma mensagem e clicar em “enviar”, muitas vezes, leva menos tempo do que chamar uma pessoa e ter uma conversa); e depois há aqueles que não gostam do som de sua própria voz.

Mas, ao que parece, o principal culpado é o medo de falar, que inclui timidez, nervosismo e ansiedade.

Mas ainda é necessário na maioria dos trabalhos. E os funcionários precisam saber falar com impacto no telefone. Outra razão: você pode não ter uma segunda chance de causar uma grande primeira impressão.

Um telefonema é, muitas vezes, o primeiro encontro entre duas pessoas, especialmente em entrevistas de emprego e vendas.

E talvez mais importante: falar com impacto por telefone muitas vezes leva a progressão na carreira. Com o seu discurso, você é capaz de influenciar os outros para o bem, seja para contratá-lo, financiar o seu projeto, comprar o seu produto, adotar a sua proposta, aprovar o seu orçamento, ou apoiar a sua causa.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como melhorar sua comunicação no telefone.

Procure focar na pessoa que está do outro lado da linha

Fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, costuma ser um erro comum, diz ela. Uma vez que os ouvintes não podem vê-lo, é tentador cobrir outras tarefas ao tentar realizar uma reunião no telefone.

Outro grande erro: o uso repetitivo de palavras e frases de enchimento, incluindo “aham”, “tipo” e/ou “entendi.”

Outros hábitos que põem em risco a clareza da fala e a credibilidade estão falando muito rápido, falando muito, interrompendo, não ouvindo atentamente, e não se preparando corretamente para a chamada.

Para otimizar a concentração e minimizar as interrupções, feche a porta (se você tiver um escritório) ou organize um encontro em um lugar tranquilo, sem ruído de fundo. Desligar ou silenciar qualquer dispositivo eletrônico que possa soar.

Mesmo ao telefone, tenha uma boa linguagem corporal

Use uma boa linguagem corporal. Mesmo que a pessoa não possa vê-lo fisicamente, eles podem ouvir a confiança criada através de uma boa postura.

Procure ficar sentado de maneira confortável e segura, como se estivesses na reunião cara a cara. Tente também levantar quando falar para projetar um tom de voz ainda mais confiante.

Melhore seu português

Falar corretamente é importante, principalmente quando a pessoa não está podendo nos ver. É através da pronúncia e uso correto das palavras e frases, é que a pessoa irá montar as primeiras impressões suas.

Quando você está falando pelo telefone em vez de em pessoa, as próprias palavras têm um maior impacto porque o ouvinte não tem suas dicas não-verbais para fornecer significado. É por isso que é especialmente importante para preparar e ensaiar seus pontos de fala antes do tempo.

Evite ambiguidades, gírias, calúnias e jargões. Mantenha sua linguagem e tom positivo, convidativo e otimista.

Por isso, dedique-se treinar seu português e também a treinar redação. Desta forma, você irá aprender mais sobre o seu idioma e também irá melhorar a sua capacidade de fala e entendimento.

Ouça e vite interromper

Seja paciente com outros oradores e não se intrometa ou tire conclusões precipitadas. Em seguida, faça declarações reflexivas e faça perguntas para verificar e esclarecer o que você ouve.

Se você deve colocar alguém em espera, peça permissão e explique a razão. Nem precisamos dizer que é, no mínimo, indelicado colocar alguém em espera abruptamente sem lhes dizer porquê.

Além disso, nunca deixe alguém preso por mais de 20 ou 50 segundos sem se oferecer para chamá-los de volta. Espero que tenha gostado do artigo. Se gostou, aproveite e compartilhe com seus amigos.

By | 2019-01-20T12:44:56+00:00 February 4th, 2019|Vendas|0 Comments

Leave A Comment