TUDO SOBRE GELATINA E COLÁGENO

/TUDO SOBRE GELATINA E COLÁGENO

TUDO SOBRE GELATINA E COLÁGENO

Se você gasta muito tempo conversando com pessoas que comem Paleo, provavelmente você vai ouvir falar de gelatina. Gelatina verifica todas as caixas para um alimento importante de uma perspectiva Paleo:

  • Relativamente abundante em nossa dieta ancestral, mas relativamente escassa na dieta moderna.
  • Benefícios significativos para a saúde que tornam essa escassez um problema sério.

Aqui está uma explicação sobre o que são gelatina e colágeno, a diferença entre eles e por que eles são importantes, além de maneiras simples de obter mais deles em sua própria dieta.

Gelatina e Colágeno: Peças Desaparecidas na Dieta Moderna

A história da gelatina na verdade começa com uma proteína chamada colágeno. O colágeno é a proteína mais importante no tecido conjuntivo, pele e ossos; Você realmente tem mais colágeno em seu corpo do que qualquer outro tipo de proteína. Degradação ou falta de colágeno pode causar problemas de rugas da pele a osteoporose.

Na alimentação, o colágeno é encontrado principalmente nos “pedaços estranhos” e cortes mais duros de carne que contêm muito tecido conjuntivo. Você pode reconhecê-las como as partes dos animais que nossos ancestrais comiam, mas geralmente jogamos fora hoje.

A gelatina entra nisso porque as pessoas raramente comem pele e tendões crus; eles os cozinham. E cozinhar o colágeno transforma em gelatina. A gelatina é a forma cozida de colágeno – é a maneira que podemos comer os aminoácidos benéficos no colágeno sem ter que sentar-se a um belo prato de tendões para o jantar.

Até agora, tão simples, mas há mais uma distinção a fazer. Cozinhar alimentos ricos em colágeno extrai gelatina, mas se o processamento mais intensivo também pode criar um produto ligeiramente diferente chamado hidrolisado de colágeno.

Hidrolisado de Colágeno vs. Gelatina

O hidrolisado de colágeno (ou Colastrina) não é exatamente a mesma coisa que a gelatina. Na forma hidrolisada, o colágeno é processado de forma mais intensa, o que realmente quebra as proteínas em pedaços menores. Ambos têm os mesmos aminoácidos, mas propriedades químicas diferentes.


Benefícios para a saúde de colágeno e gelatina

Os benefícios do colágeno são principalmente dos aminoácidos, e você quebra tanto a gelatina quanto o colágeno hidrolisado nos mesmos aminoácidos do seu sistema digestivo; assim, em termos de benefícios para a saúde, o colágeno e a gelatina hidrolisados devem ser aproximadamente equivalentes . Mas, por outro lado, algumas pessoas podem achar o hydrosylate mais fácil de digerir, e elas têm diferenças culinárias em termos de como você as usará.

O colágeno é importante para a saúde da pele e dos ossos – os suplementos são vendidos para tudo, desde rugas até osteoporose. Além de fornecer os importantes aminoácidos para as reservas de colágeno em seu corpo, a gelatina e o colágeno hidrolisado também têm benefícios de cura intestinal que podem ser ainda mais importantes do ponto de vista da saúde. Como a maioria dos benefícios para a saúde do colágeno / gelatina vem dos aminoácidos, é provável que, para a maioria das pessoas, os benefícios sejam os mesmos, quer você esteja recebendo colágeno hidrolisado ou gelatina.

  • Esta revisão analisa algumas das evidências de que o colágeno suplementar pode ajudar a melhorar a elasticidade da pele e reduzir a rugosidade e o envelhecimento da pele.
  • Há algumas evidências de que os suplementos de colágeno hidrolisado melhoram a dor da artrite e geralmente beneficiam a saúde dos ossos e das articulações .
  • A gelatina pode ajudar a normalizar os hormônios intestinais em pessoas com obesidade.
  • A gelatina e o colágeno também são ótimos para o seu intestino – eles ajudam a curar a permeabilidade intestinal (“intestino gotejante”) e restauram a camada mucosa normal no intestino.

Gelatina especificamente também tem alguns grandes usos culinários – não desconte os benefícios de fazer comida saudável mais saborosa. Por um lado, a gelatina faz seus molhos de panela incrível . Os nerds de ciência alimentar da Serious Eats levaram esta : a razão pela qual o caldo tradicional faz um molho melhor do que o caldo em lata é que a versão tradicional tem mais gelatina. Claro, você pode tomar o seu caldo comprado em loja com gelatina em pó extra para recriar o efeito, mas por que você faria isso quando usasse a coisa real?

Como obter mais gelatina e colágeno em sua vida

Ninguém come colágeno cru – teoricamente você poderia, mas você teria que se sentar por aí roendo os tendões e ossos crus de animais. Mas você pode adicionar mais gelatina e colágeno hidrolisado à sua dieta com bastante facilidade.

Para os tradicionalistas: gelatina de alimentos de origem animal

Caldo de osso caseiro é uma fonte acessível e deliciosa de gelatina.

Você não pode obter colágeno hidrolisado em casa, a menos que sua cozinha contenha um laboratório de química. Mas, considerando que eles são provavelmente equivalentes para a maioria das pessoas, obter mais gelatina provavelmente lhe dará os mesmos resultados. Veja como obtê-lo:

  • Caldo de osso é a fonte original de gelatina. Se ele se transformar em frango ou carne de vaca Jell-O quando você colocá-lo na geladeira, então você sabe que é cheio de gelatina ( aqui estão algumas dicas para fazer isso acontecer). Beba ou use em sopas.
  • Assados com muito tecido conjuntivo (pense em carne assada e cortes semelhantes ) também produzirão carne e caldo cheios de gelatina se você cozinhá-los por muito tempo e devagar, graças à quebra do colágeno na carne.

Não tradicional mas saborosa

Se você não for insistente em obter sua gelatina diretamente da fonte, o gel de colágeno hidrolisado e o pó de gelatina estão disponíveis em quase todos os supermercados (normalmente no corredor de cozimento, ao lado da gelatina ou com o recheio). Proteína purificada em uma lata não terá nenhuma das outras coisas boas que você consegue de carne e caldo, mas é certamente conveniente e você pode fazer todos os tipos de coisas com ela…

  • Gelatina: faça seus próprios doces gomosos , pudins ou sobremesas de gelatina .
  • Gelatina: adicione a molhos e sopas para engrossar.
  • Colágeno: misture em seu café ou chá, ou mesmo apenas um copo de água. Teoricamente, você também pode fazer isso com gelatina, mas a maioria das pessoas acha a textura do café + gelatina extremamente desconcertante.
  • Ou: adicione aos smoothies . Algumas pessoas gostam da textura de gelatina em smoothies; outras pessoas preferem usar apenas colágeno.

Resumindo

Há um velho conselho para “comer o que o aflige” – qualquer parte do seu corpo está lhe dando problemas, coma aquela parte do animal e você se sentirá melhor. Ele não funciona em todos os casos, e não é um princípio científico terrivelmente sólido, mas no caso da gelatina e do colágeno, é bem verdade: comer gelatina derivada da pele e ossos de animais pode ajudar sua própria pele e ossos saúde.

A gelatina e o colágeno também têm benefícios impressionantes de cura intestinal, e eles são muito fáceis de entrar em sua dieta. Obter mais gelatina de caldo de osso ou assados cozidos lentamente, ou apenas tomar um atalho e comprá-los em forma pura para adicionar ao que você gosta. Não é nada difícil, e é mais uma maneira de obter um pouco de nutrição Paleo extra.

By | 2019-04-03T14:09:52+00:00 April 3rd, 2019|Saúde|0 Comments

Leave A Comment